quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Reavaliação pelo método Doman




Foi uma viagem muito cansativa, ir e vir a Madrid no mesmo dia com uma criança pequena não é fácil.  E acrescendo ao facto de nos ser dada uma bateria de informação com trabalho para mais seis meses torna a viagem ainda mais cansativa. Contudo vimos de coração cheio com uma avaliação da Francisca de idade neurológica muito próxima da sua idade cronológica o que resulta num desenvolvimento de 95%  do esperado para a idade. O que é ótimo!

Agora pela frente temos um conjunto de exercícios diários para preparar para os próximos seis meses. Desta vez os exercícios são em maior quantidade e mais complexos do que no programa anterior o que vai exigir mais da Francisca e de nós pais. Contudo contamos agora com o apoio da Clínica CSI em Vila do Conde https://m.facebook.com/CSI-Clínica-de-Saúde-Integral-128014173875419/ que nos vai auxiliar diariamente com o apoio de uma técnica especializada no método. Esta clínica decidiu investir no método Doman e está inclusive a apostar na formação para poder realizar também as avaliações semestrais do método. Tenho a agradecer o profissionalismo e o apoio que esta clínica  de referência na área da intervenção com crianças disponibilizou desde o momento em que a contactamos.
Além disso continuamos a contar com o trabalho diário realizado na fisioterapia e na terapia ocupacional, que têm sido cruciais para o bom desenvolvimento da Francisca.  Para nós pais todos estes recursos são um apoio fundamental porque caso contrário seria impossível conseguirmos aplicar todo o programa em horário pós laboral.
Temos muito trabalho pela frente mas estamos motivados para continuar a investir no desenvolvimento da Francisca, acreditando sempre!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O balanço de 2016



A primeira publicação de 2017 penso que deve ser o balanço de 2016...

2016 foi um ano em cheio. Foi o ano em que decidi criar o blogue e sensibilizar a sociedade para a Trissomia 21 ou outras deficiências. Além da sensibilização e quebra de preconceitos, penso que também  já ajudei muitos pais que me contactaram através do meu blogue ou da página de facebook e isso para mim é muito gratificante; é sinal de que o tempo dispensado no blogue e na página não foi tempo perdido.

2016 marcou ainda uma fase de desenvolvimento da Francisca que para nós foi muito importante: começou a andar e a dizer as primeiras palavras. Quando temos filhos com algum tipo de diagnóstico que faça prever um atraso de desenvolvimento, todas as conquistas são ganhos estrondosos e sinónimo de uma felicidade extrema. Posso dizer-vos que é muito cansativo diariamente trabalhar/brincar com a Francisca e fazer cumprir o programa Doman mas a verdade é que tem valido a pena e ela tem se desenvolvido  dentro dos parâmetros normais para a idade. Podemos concluir que 2016 foi um ano positivo e começamos 2017 com mais uma avaliação do método Doman prevista para dia 16 deste mês. A ansiedade e o medo de não ter conseguido atingir as metas já começam a rondar-me mas no fundo tenho esperança numa boa avaliação.

A todos os que nos seguem, um muito obrigado. Vão partilhando as nossas publicações porque eu sei que vocês acreditam connosco, mas ainda há muito preconceito e quanto maior for a partilha mais se desmistificam os mitos em torno da Trissomia 21. Porque, no final de contas, uma pessoa com Trissomia 21 pode ter uma vida perfeitamente normal, como a sua, como a minha, basta serem criadas oportunidades!