terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

As traquinices da Francisca





Continua a fixação da  Francisca pelos armários e as coisas que estão lá dentro. Em poucos dias deu cabo do stock de canecas e saladeiras da avó Teresa, que não consegue ficar zangada com a menina mas que já tomou medidas para que não consiga abrir os armários, caso contrário ficaria sem serviço de loiça absolutamente nenhum. E o pior é que a Francisca sabe que está a fazer asneiras porque é muito rápida a atirar as coisas para o chão e fica com um ar de santinha que só visto!
Moral da história, já não bastava ter uma traquina em casa e ainda vou ter que repor o serviço de loiça da minha sogra! ;)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Agradecimento à Clínica de Saúde Integral







A Francisca é agora acompanhada pelo método Doman na Clínica CSI (Clínica de Saúde Integral), em Vila do Conde.
A CSI (ver aqui) proporciona aos seus pacientes uma ampla gama de Serviços de Saúde e Bem-estar, com enfoque para uma perspectiva multidisciplinar e integral da saúde, que abrange tanto a prevenção de patologias como o seu tratamento.
Dirigida por uma equipa de profissionais que oferece serviços e atenção de qualidade, validados pela sua formação e experiência clínica no âmbito da Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Pediatria do Desenvolvimento, Clínica Geral, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Terapias de Saúde e Bem-estar, entre outras, garantem aos pacientes um serviço de excelência na prestação de cuidados de saúde, desde a avaliação ao diagnóstico preciso, e ao tratamento que melhor se adapta às suas necessidades terapêuticas, proporcionando, desde logo, um atendimento diferenciado em ambiente calmo e acolhedor.

Esta clínica recebeu-nos de braços abertos, interessada em investir na aplicação do método Doman, que em Portugal é quase inexistente.
Por se tratar de uma intervenção pioneira na clínica, este apoio diário de uma hora é gratuito e é aplicado por uma psicóloga que já conquistou completamente a Francisca. Esta psicóloga fez os dois níveis de formação e está agora apta a fazer avaliações e reavaliações do método Doman, tendo feito a sua formação em Madrid.
Quero agradecer publicamente à direção da CSI porque se não tivessem abraçado connosco este projeto para mim seria muito difícil aplicar sozinha o método à Francisca. Sinto uma gratidão que as palavras não são capazes de expressar! Obrigada, de coração!
Felizmente nesta nossa caminhada temo-nos cruzado com pessoas de bom coração, que acreditam connosco!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mensagem de parabéns da fisioterapeuta!






Ontem bebé, hoje menina, amanhã uma mulher!

Neste dia especial aproveito para fazer uma breve reflexão (prometo ser breve!) sobre o quão fantástico é conviver e partilhar o meu dia-a-dia com a “minha” e “ nossa” Francisca.

Já lá vão mais de 20 meses quando recebi um dos desafios mais motivadores…conhecer-te encantadora Francisca!
Com aquele sorriso malandro e os olhitos entreabertos foste-me conquistando dia após dia.  Já passaram tantos meses…meses de amor, de alegria, de luta, de ansiedades, de felicidade, de pequenas Grandes conquistas, de orgulho, de traquinices….de fisioterapia!
Juntas criámos laços inquebráveis capazes de ultrapassar as maiores barreiras e alcançar vitórias importantes para o teu desenvolvimento biopsicossocial. Descrever-te Francisquinha é simplesmente sorrir, festejar, refilar, caminhar, mimar, descobrir, mexer, falar, gesticular entre outras palavras tão frenéticas que só tu princesa o sabes ser!
E nestes quase 2 anos juntas, as nossas risadas tornaram-se tão cúmplices, as brincadeiras motivantes, as nossas conquistas tão festejadas e as ansiedades foram pouco a pouco acalmando. Todos os dias encontramos um novo objetivo para ser cumprido, uma meta para ser alcançada, mas é tão bom poder partilhar toda esta história contigo “Chiquinha”. Uma história repleta de medos e ansiedades que rapidamente se foram tornando em motivos para sorrir. O teu primeiro rolar, quando começaste a sentar, a primeira vez na piscina de esferovite, o teu primeiro passo, a tua longa caminhada no tapete, o teu gatinhar (que teimavas não querer), o teu primeiro NÃO, a subida do primeiro degrau, as brincadeiras no trampolim, o gatinhar contínuo no túnel e tantas outras atividades e metas que tu própria foste conseguindo e me surpreendendo de dia para dia.
Claro está que o teu “batalhão” de sucesso está sempre tão presente e na retaguarda que não te deixam cruzar braços e sem eles seria impossível tamanho sucesso e felicidade: os teus Pais e a Mana.
 A UNIÃO faz a força, uma EQUIPA sólida garantidamente tem mais sucesso, uma FAMÍLIA verdadeira só pode simplesmente alcançar o melhor…(e não digas nada aos teus pais mas acho que esse é mesmo o vosso segredo para a vitória: o vosso AMOR!).
Apenas te desejo o melhor, que todos os dias sejam marcados por uma surpresa agradável, que transformes cada obstáculo num desafio a ser ultrapassado, que acima de tudo esses miminhos sejam constantes, que o Não se transforme mais vezes em SIM (para bem dos teus papás), que essa tua ternura e simplicidade perdurem, mas acima de tudo que esta caminhada continue a ser marcada pela equipa que esteve contigo e que pudeste surpreender todos os dias: a tua família, as tuas terapeutas, os teus amigos…
Agradeço-te por todos os momentos que passo contigo, por todas as surpresas que tão genuinamente me pregas, por todos os miminhos e abracinhos seguidos de umas leves palmaditas que me dás. Todos os dias me sinto uma pessoa mais completa e uma profissional mais realizada….Obrigada Francisca!

Um beijinho grande de parabéns desta tua amiga e fisioterapeuta Tânia Velho.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

"Nota-se mesmo que é tua filha"






Esta foi uma frase proferida por uma amiga especial a respeito da personalidade da Francisca. Adorei ouvir!
Sim, é pelo mau feitio e por fazer exactamente aquilo que quer, por sei meiga e desafiadora ao mesmo tempo. Por ser alegre e bem-disposta mas birrenta quando as coisas não correm como quer!
A fisioterapeuta e a terapeuta ocupacional dizem-me quase todos os dias que não faz um exercício específico do método Doman não porque não seja capaz mas porque simplesmente  não quer fazê-lo. E agora? Faça-se a vontade à menina porque não há meio de lhe dar a volta. É quando quer, à hora que quer e não há cá imposições!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

De volta à rotina





Cá estamos nós de volta ao trabalho, a febre já foi embora assim como a má disposição. Às nove horas já estava a Francisca pronta para uma sessão de  fisioterapia seguida de terapia ocupacional! Foram dois dias doentinha nos miminhos dos avós paternos que ela adora mas agora chega de moleza e toca a trabalhar!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mais uma otite :(


Vestido MC Closet




Hoje tínhamos agendada a consulta de desenvolvimento que acabou por se tornar uma consulta de pediatria geral dado que a educadora da Francisca  me ligou a dizer que ela estava com febre. Fui buscá-la e fomos então à consulta; pedi à pediatra para a avaliar e ver de onde viria a febre.
Pois bem, é uma otite; daí a falta de apetite que ontem já demonstrava bem como o facto de andar chorosa e "aborrecida" mas pensávamos nós que era apenas uma constipação. Afinal é a terceira otite em pouco tempo, no mesmo ouvido, o direito. Por esse motivo a pediatra de desenvolvimento encaminhou para uma consulta de Otorrino para ver se há alguma coisa que possa estar menos bem com o ouvido da nossa pequena.
E assim saímos da consulta com mais um antibiótico para tomar. :(  mas à parte disso, a pediatra achou que a Francisca estava muito bem a nível de desenvolvimento o que nos deu um  pouco mais de ânimo!