Como já referi noutras publicações, e não sendo nós exceção, toda a fase de processamento e adaptação ao diagnóstico da Francisca não foi fácil. Faltou-nos informação no imediato, preocupação connosco pais e consequentemente com a Francisca. A adaptação dos pais é, para mim, a condição sine qua non para que todo o meio em que a criança se insere a aceite e aposte nela!
Faltou falar-vos da Associação Pais 21 (www.pais21.pt ou facebook Pais 21), que faz um ótimo trabalho no apoio aos pais e na sensibilização para a integração bem como na defesa dos direitos das pessoas com Trissomia 21.
Entre muitas outras iniciativas, esta associação criou o Kit 21 Bebés, destinado aos pais, com o objetivo de ser entregue em todas as maternidades do país de modo a que seja dada aos pais informação realista, mas positiva, imediatamente após o diagnóstico.
Nós conhecemos a associação mais tarde porque o Kit ainda não chegou ao hospital onde a Francisca nasceu e foi uma amiga que me deu a conhecer e pediu a minha integração no grupo da Associação. A Pais 21 "recebeu-nos" virtualmente de braços abertos e enviou-nos o Kit repleto de informação muito útil, testemunhos de outros pais, entre outras coisas com muito significado. E entre essas outras coisas houve uma que para mim fez muito sentido: um maço de lenços cuja capa diz "Não faz mal chorar"! E que sentido me fez aquela mensagem naquele momento! Afinal eu não era assim tão cruel...!
Obrigada Pais 21 pelo vosso trabalho e por toda a amabilidade que tiveram, e têm, connosco.
Visitem a página e conheçam a associação.
Sigam o dia a dia da nossa princesa na página de facebook AcreditaFrancisca Clique aqui para aceder!
Sem comentários:
Enviar um comentário