quarta-feira, 24 de maio de 2017

Gratidão







Desde que nasceu a Francisca GRATIDÃO é algo que me invade a alma. Não que não soubesse agradecer o que tinha de bom na minha vida mas porque ainda não tinha aprendido a valorizar as coisas boas como deveria.
Tenho aprendido que na vida tudo se resolve e que as piores batalhas às vezes têm que existir para nos tornarmos mais fortes e para que saibamos valorizar mais o que há de bom na vida.
Nesta nossa caminhada temos encontrado muitas pessoas de bom coração que nos ajudam a alcançar os nossos objectivos quer no que respeita ao desenvolvimento da Francisca quer na nossa vida pessoal.
Sinceramente sinto que não tenho palavras para expressar o que sinto, às vezes nem sei se mereço tanto!
Sou grata à nossa família pelo amor incondicional que tem pela Francisca.
Sou grata ao Miguel por caminhar comigo lado a lado e por nos amar tanto!
Sou grata aos amigos, aos de sempre e aos de agora que parecem ser de sempre, que me apoiam diariamente, que me ajudam a concretizar os meus sonhos, que me "aturam" com as minhas inseguranças, que partilham comigo as alegrias e as tristezas, que me aceitam como eu sou e que me fazem sentir bem comigo mesma.
Sou grata às terapeutas da Francisca, não podia de facto estar melhor entregue.
Sou grata, muito grata, a Deus e à Nossa Senhora que nos acompanham e que nos levam ao colo quando as coisas se tornam difíceis  e que me têm mostrado que tudo tem o seu tempo e o seu propósito, há que ter fé e paciência.
Sou grata a vocês que nos lêm, que partilham connosco a alegria das conquistas da Francisca.
Sabem, não sei se seria tão feliz se a Francisca não viesse com um cromossoma a mais, até isso eu agradeço todos os dias e agradeço-lhe a ela por me ter escolhido para sua mãe.





quarta-feira, 10 de maio de 2017

Sobre a Francisca







Há algum tempo que não vos escrevo e sei que partilham connosco as alegrias que a Francisca nos proporciona e que tal como nós, vibram com as conquistas dela. Sou vos grata por isso, por nos acompanharem e por estarem desse lado!
A Francisca está muito bem, está numa fase em que me dá muitos abraços e beijinhos sem eu pedir. Os abraços são longos e muito apertadinhos e muitas vezes são acompanhados de umas palmadinhas nas costas, fico de coração cheio com tanto miminho.
Adora brincar comigo, gosta que eu faça disparates e ri-se às gargalhadas. Sim ela ri-se às gargalhadas! Não sei onde li uma mãe de um bebé com trissomia 21 a dizer que um médico lhe disse que o seu bebé não ia ser capaz de se rir às gargalhadas e esse bebé ria-se e, se bem me lembro, muito!
Fala muito, já diz imensas palavras de forma perceptível (papá, mamã, Matilde, avó, avô, pão, bolacha, batata, sopa, papa, maçã, banana, boca, orelha, barriga, olhos, pé, mão, xixi, cocó,  não, sim, pega, pára, cão, gato, porco, Bia, Tânia, Bete, Rute, tia, tio, madrinha, dói-dói, etc... ); Depois diz outras palavras que são uma tagarelisse que ninguém percebe o que ela quer dizer mas fica a intenção e nós incentivamos para que continue!
Adora canções de todo o tipo, gosta de dançar e tem uma predilecção pelo Panda e os Caricas.
Não gosta que lhe tirem as coisas da mão e, quando isso acontece, faz uma birra enorme. Também não gosta quando a irmã a aperta para lhe dar abraços/amassos e beijinhos apertadíííssimos tal é o amor que sente por ela... mas ela não acha piada.
Outra coisa que desencadeia em birra com alguma regularidade é quando a coloco na cadeira auto, estica as pernas e diz nãããããão mas claro que a mãe ganha sempre porque a bebé ainda não tem idade para mandar ;) Depois de sentada adora a viagem e ou vai calada o tempo todo ou vai a falar e a sorrir, e algumas vezes acaba mesmo por adormecer...
Por fim, ri e sorri muito, muito mesmo, por tudo e por nada, acho mesmo que ela é uma criança feliz e não há nada mais compensador do que isso!

Espero não ter-vos massado com esta partilha mas como devem imaginar nós estamos a adorar esta fase e quisemos partilhar convosco ;)