quarta-feira, 5 de julho de 2017

Livros simples de fazer e muito produtivos







Como já expus anteriormente o método de Glenn Doman é um método de estimulação precoce que começa a trabalhar desde cedo várias competências das crianças, como as da leitura por exemplo.
Um dos exercícios de estímulo à leitura é a elaboração de pequenos livros de acontecimentos do quotidiano com cerca de sete páginas (quatro páginas com pequenas frases de três a quatro palavras e três páginas com imagens relacionadas com o texto - devem ser imagens claras e o mais demonstrativas possível da frase que representam), que devem ser lidos duas vezes ao dia para que as crianças comecem a despertar o interesse pela leitura e, quem sabe, assimilar algumas palavras.
A Francisca já reconhece algumas como o nome dela, papá, mamã, Matilde, praia, piscina... Mas claro que há muito outro trabalho realizado antes de chegar a esta etapa mas independentemente disso penso que é uma forma simples, e praticamente sem custos, de ler às crianças (deve-se aumentar a complexidade e o número de palavras por página conforme a idade).
A Francisca reconhece-se nas imagens bem como reconhece o que cada imagem representa sendo uma forma de interacção e também de aumentar o seu vocabulário. Já fiz livros sobre a Francisca ao acordar, a sua rotina da manhã, o seu dia na creche, os membros da sua família... e assim ela vai identificando as palavras, as pessoas e, como disse, enriquecendo o seu vocabulário.
Penso que é uma ideia gira e que pode até ser feita por vocês para lerem e brincarem com os vossos filhos.






Sem comentários:

Enviar um comentário