A Francisca faz todos os dias Terapia Ocupacional e tem evoluído muito no que respeita ao brincar. Já utiliza os brinquedos apropriadamente, faz "jogos de faz de conta", é mais persistente nos jogos que faz com a terapeuta não desistindo à primeira nem atirando tanto as coisas pelo ar :). Tenho notado uma evolução muito grande nesse sentido o que é muito bom em termos de desenvolvimento. Além disso, tem melhorado muito no pegar os objectos através da pinça fina (com o dedo polegar e o indicador) o que é muito importante em termos de desenvolvimento motor e neurológico.
A Terapia Ocupacional actua na pediatria abrangendo diversos problemas nas componentes cognitiva, sensório-motora, psicológica e psicossocial das crianças que apresentam dificuldades nas diferentes áreas de desempenho
(Actividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer).
Em pediatria a terapia ocupacional dá ênfase ao desenvolvimento das competências que permitem à criança brincar, comunicar e relacionar-se com os outros de uma maneira eficaz, cuidar de si mesmo e aprender.
A criança aprende sobre o mundo quando
interage com ele usando as informações que lhe chegam pelos sentidos.
Essas interacções dão-se sob forma de brincadeiras. É através do brincar
e de actividades lúdicas que a Terapia Ocupacional actua na área de estimulação e desenvolvimento das crianças. As actividades lúdicas servem de treino para actividades diárias,
escolares e actividades de coordenação, atenção e concentração em
geral. (Fonte:aqui)
Assim, todos os dias a Francisca tem meia hora de brincadeira que, na verdade, se traduz num trabalho muito sério e importante para o seu desenvolvimento global.
Sem comentários:
Enviar um comentário