sábado, 28 de maio de 2016

Brincar: um trabalho muito sério!






Para qualquer criança, a estimulação é fundamental para que se desenvolva bem. No caso das crianças com trissomia 21 ainda mais!
Infelizmente em Portugal não existem muitos apoios na estimulação destas crianças e normalmente só são encaminhadas para terapias quando já há atraso de desenvolvimento.

Após ter conhecido a minha "mentora", uma mãe muito especial de um menino ainda mais especial, percebi que existem métodos de estimulação que podem ser aplicados a crianças com algum tipo de atraso de desenvolvimento ou com um diagnóstico que possa fazer prever esse atraso (trissomia 21, paralisia cerebral, autismo, entre outras).

Depois de algumas pesquisas e de muito conversarmos decidimos aplicar à Francisca o método Glenn Doman pensado para estimular a criança desde a barriga mãe. A aplicação deste método, embora não muito divulgado, tem dado resultados muito positivos no desenvolvimento das crianças e após ouvirmos e lermos alguns testemunhos, não hesitamos mais!  (Se pretenderem mais informação acerca do método estou totalmente disponível para a dar ou visitem: www.vegakids.com)

Iniciamos a aplicação do método à Francisca aos 3 meses de idade e desde então vamos a Madrid de seis em seis meses em que após uma avaliação de cerca de 3 horas é-nos dado um plano de estimulação diária (para seis meses). A vida da Francisca passou a ser brincar, brincar, brincar (trabalhar, trabalhar, trabalhar). Este método de estimulação é muito intensivo e torna-se muito exigente para nós pais, a nível financeiro, mas acima de tudo, de tempo.
Mas como costumo dizer, nesta nossa caminhada só nos têm aparecido anjos, e tivemos desde logo o apoio do MAPADI (www.mapadi.pt) que nos recebeu de braços abertos e decidiu embarcar connosco nesta aventura que é a estimulação precoce. Neste momento, a terapeuta ocupacional desta instituição colabora connosco na aplicação do método. É uma ajuda sem valor! A Francisca tem entre duas a três horas de exercícios por dia  todos os dias, e para nós que trabalhamos a colaboração da terapeuta é maravilhosa!






Além do método, a Francisca faz fisioterapia de segunda a sexta-feira, com a melhor fisioterapeuta do mundo! Obrigada FT, por tudo!

Às vezes sentimo-nos cansados até porque temos outra filha, que precisa também muito de nós, mas a verdade é que este esforço compensa.

A Francisca, neste momento, não tem atraso de desenvolvimento (a avaliar pelos parâmetros de uma criança sem qualquer patologia) e isso dá-nos muito alento para nunca desistir e acreditar, sempre!



Sem comentários:

Enviar um comentário